quarta-feira, 1 de julho de 2009

E as fadas também vão com as borboletas....

Não vos vou anunciar nada que não saibam sobre Pina Bausch.

Não vos vou falar de todas as sensações que tinha ao ver algo criado por ela. Seria muito extenso.

Vou pensar nas borboletas que sentia na barriga quando presenciava um bailado seu.

Quando se tem uma ligação especial com o seu próprio corpo, o movimento e a empatia do mesmo para com outros corpos é única. A vivência da sua sensualidade e liberdade extensiva do mesmo graças ao trabalho árduo e disciplina comportamental, fazem com que fiquemos cientes que para dominar o movimento temos acima de tudo amestrar os sentidos para elevar a persistência a uma meta de liberdade.

É o principio de uma peregrinação a um santuário, só que na dança , o sacrifício abona directamente a favor do nosso corpo.
A dança e toda a expressão corporal foram sempre negligenciadas a nível de literatura porque é difícil falar do movimento inerente ás sensações físicas.
Pina deu-nos isso durante um período onde em Portugal só havia a companhia do Rui Horta e pouco mais.

Não só trabalhava dentro dos projectos onde dava toda liberdade aos bailarinos, mas também mostrava a visão que tinha sobre a temática do mesmo, através de movimentos que se confundiam tanto com representação teatral como com devaneios pessoais.

Rodeada de bibliografia, pesquisava ao pormenor tudo o que pudesse ser um detalhe que implicasse humor ou singularidade do movimento até para descrever uma sociedade. Foi assim , Lisboa 1998, aquando preparou Mazurca Fogo onde todos nós nos vimos representados , ali em palco.

Não consigo deixar de ficar muito triste por saber que esta senhora nos deixa enquanto terminava a sua nova peça para nos presentear mais uma vez com a sua magia de movimento, de estórias emocionais e de beleza de expressão tão ecléctica.
Era uma fada da dança, assim como lhe chamavam e como sempre pensei que fossem as grandes bailarinas.

Não consigo deixar de notar que insisti nas frases pela negativa....sinto a perda!

Ficam as borboletas na barriga cada vez que me lembro dela.

Almablue69, 1 de Julho 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário