sexta-feira, 10 de julho de 2009

Chill out com Fernado Alvim


É sempre bom estar na companhia de Fernando Alvim e ainda mais quando se pode desfrutar de uma amena discussão em final de tarde no terraço do Oceanário com companhia e intervenientes interessantes.
O tema proposto pela revista Time out era sobre as boas práticas ambientais e para além do bom ambiente e do bom sentido de humor também haviam canapés e vinho biológicos.
Os convidados para o debate não poderiam ter sido mais ecléticamente escolhidos...e bem!

A Sara , produtora de vinhos biológicos tentava explicar românticamente a diferença da uva tratada num sistema bio-dinâmico e alguns assistentes cépticos refutavam a ideia pelo preço destes no mercado .
Uma das passagens mais lindas e ainda sobre o sistema bio-dinâmico - que muita gente desconhecia - começou quando Paulo Almeida , proprietário do restaurante Miss Saigon, evocou os bichinhos, insectos e vários rastejantes que deixam de existir quando se utilizam pesticidas e outros químicos na produção vinícola.....apareceu o bichinho da fruta, protagonista introduzido oportunamente na conversa por Fernando Alvim.

E bravo! Foi um prazer ver no olhar colectivo essa nostalgia provocada pelo velho amigo de infância : o bicho da fruta que já reapareceu nos mercados e que substitui eficazmente os Tamagoshis que eram uma chatice, pois tínhamos que pensar em alimentá-los como se de um ser vivo se tratassem.
Não era credível, pelo menos para jovens adultos como eu que começavam assim, o treino de processo de adopção - que como sabem pode levar uma vida.
E no seguimento do bio-dinamismo , o jovem embaixador de Inglaterra em Portugal não poderia ter tido uma contribuição mais digna da boa reputação do sentido de humor Britânico evocando o seu intestino como o único sistema bio-dinâmico que seguia de perto.

Ora, rodeados de convivas que faziam jus ao verdadeiro conceito de chill out, o programa não poderia ter sido melhor. Até a arquitecta Livia Tirone, conhecida pela sua prática de arquitectura sustentável e pela sua postura discreta ,teve o seu espaço de humor quando especificou que todas as casas têm necessidade de deixar entrar 0,6% de ar por hora através de janelas ou portas. E nós que calafetamos tudo o que é janelas.......

Tudo isto não teria sido possível sem a disponibilidade do "Dono do Oceanário" como Fernando Alvim o chamava e que por não ter repetido o nome do sr. em questão algumas vezes....não ficou; mas ficou uma deliciosa tarde de Verão para recordar.

1 comentário:

  1. só na semana passada fui ao Oceanário pela primeira vez, imagina!... e adorei :)

    ResponderEliminar