terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trilogia Americana - O mundo pós mercado financeiro

Escrever sobre a sequência de 3 trabalhos diferentes que tive com clientes que passaram por Portugal e que tão boas recordações me deixaram, é sempre um prazer.

 O primeiro cliente, Senior Managing Director and head of Blackstones's Co., reformou-se bem antes da idade prevista visto ter feito fortuna com H.Funds e daí decidido a conhecer o mundo para além das curtas passagens em serviço.

A sua passagem por Portugal tinha sido anteriormente reduzida a uma estadia curta pelo hotel Ritz em Lisboa e a latente curiosidade de conhecer o resto do país era aguçada pela história dos valentes navegadores, mas também pela perspectiva mercantilista deste povo da ponta extrema da Europa que iniciou o conceito de globalização que passou a ser não só uma realidade adquirida como um problema no horizonte futuro da economia mundial, ou seja, um tema que lhe é muito querido.

A sua companheira de há longa data já não era tão entusiasta nem informada quanto Howard, nesta aventura em terras lusas ; tanto tempo de casamento onde cada um viveu para a sua profissão rendeu-lhes uma inocuidade vivencial onde ,casal ,tornara-se uma mera figura de estilo. Não sei do que gostou e se gostou, mas o silêncio de quem não opina...não me deixa indiferente.

O percurso incluiu uma nuance temática ligada á comunidade judia em Portugal e visitamos o país de Évora ao Douro, conhecendo não só o património arquitectoral mais relevante, mas também a gastronomia e o bom vinho do Alentejo e do Douro. E ,Howard para meu contentamento é um "connaisseur" de história e da vida á mesa.

A gratificação desta profissão de guia viajante é realmente a troca de saberes e de sabores que se proporciona com clientes que tanto nos ensinam sobre as suas perspectivas enquanto viajantes.
Do seu balanço positivo fica, como sempre, a hospitalidade portuguesa e a qualidade dos hóteis e do património cultural.
E também o Chryseia 2007 que Howard guarda desde 2009 na sua cave.


Sem comentários:

Enviar um comentário