sábado, 27 de julho de 2013

O tardio nascer do sol

José Talentino Mendonça foi-me dado a conhecer por uma amiga transmontana por quem tenho um grande carinho ; e desde aí que sigo por perto todas as crónicas deste homem tão sábio , delicado e próximo de Deus... do seu Deus.
 São pessoas diferentes como Talentino que me fazem acreditar que, o bem personificado existe, e pode ajudar a relembrar-mo-nos a finalidade da nossa passagem pela Terra, construir um mundo verdadeiro e em osmose com a natureza. Começando pela palavra.
 As suas histórias são sempre uma dádiva do ensinamento do que é ser nobre e a sua poesia é de uma sensibilidade da mais fina seda oriental quase transparecendo o sentido feminino pouco absorvido pelo homem.

 Hoje transcrevo a sua história que me faz recordar uma outra vida :
"Lembro-me de uma história que uma querida amiga me contou. O seu pai era juiz em Itália. Um homem severo e absorto, sem tempo a desperdiçar, sem grande vontade de levantar os olhos do seu importante mundo,ainda menos para escutar as minudências porque passavam os miúdos. Ela cresceu, formou-se e, durante os primeiros anos, chegou a trabalhar como secretária do pai. Essa proximidade em nada alterou o quadro que conhecia: continuavam dois estranhos, com uma relação puramente formal e um mundo submerso de coisas por dizer. Ela conta que um dia fizeram uma viagem de trabalho a uma das ilhas gregas. Foram de barco, e podemos imaginar os longos tempos de travessia.
De madrugada, porém, sobressaltada, ela percebe que o pai está no seu camarote, a acordá-la. Fixa-o sem perceber bem o que se está a passar. E ele diz-lhe : "Vem ver o sol que está a nascer. É enorme, enorme. Vem depressa. Vais gostar. Vem." Muitos anos depois, o pai já tinha morrido esta história tinha-se passado há décadas, a minha amiga confiava-me : 
" Se ele tivesse feito pelo menos mais uma coisa destas, pelo menos mais uma, eu ter-lhe -ia perdoado tudo "
A caixa dos brinquedos de cada um de nós deveria ser declarada património imaterial da humanidade"

Eternamente agradecida a Conceição Camelo por me suportar e apoiar em todos os meus momentos menos bons.

Sem comentários:

Enviar um comentário