sábado, 23 de janeiro de 2010

Magalhaes , sempre!


Os Domingos sao dados a algumas expressoes de intimidade familiar ou ainda a alguma introspeccao, pelo menos, para mim e alheadamente `a minha situacao geografica.
Nesta etapa da minha viagem na parte Este da Australia, j`a fizemos para alem dos 2500Km de estrada,alguns dias sem parar, ou parando s`o para por mais gasolina.
Na 1a fase fizemos logo cerca de 1400Km para N e em 2 dias, serpenteando campos vastos de cana de acucar e plantacoes de manga, as melhores que j`a comi.

O verde nao me deixa de surpreender pela quantidade e persistencia ao longo de tanta estrada. De vez em quando,aparece um canguru ou ratazana mursipal ,mortos ao longo da estrada. Existe uma teoria em que se defende que os cangurus se sucidam atirando-se para frente dos automoveis....eu prefiro acreditar que sao curiosos e que querem saltar para se divertirem com a velocidade dos passantes.

Na tarde do segundo dia de viagem comecou a chover torrencialmente,pois o ciclone anunciado exactamente para onde nos dirigiamos, j`a estava a provocar mau tempo.
A nossa missao era chegar a Etty Bay - uma pequena praia paradisiaca, onde s`o alguns tem o privilegio de ter uma casa em madeira, logo ,ambientalmente correcta. A`i, seria o nosso poiso por alguns dias para podermos mergulhar no grande recife Australiano - estamos a falar de 2000Km de recife de corais -disperso por ilhas paradisiacas a perder de vista.

Os planos iniciais nao foram bem explicitos e afinal,nem estavamos perto de um porto para visitar os corais, nem a casinha era tao acolhedora quanto parecia, pois estava j`a h`a algum tempo desabitada.
A noite foi praticamente em claro, pois entre a chuva torrencial, ventos ciclonicos e calor humido...e de manha para decepcao do Ian, anunciei-lhe que nao ficaria mais um dia ali.
Sem poder mergulhar , nadar ( `e a epoca dos peixes que picam e s`o se pode nadar com fatos de mergulho) ou passear, a viagem tinha chegado ao seu termino.

Voltamos para Sul, novamente, mas desta vez, segundo os planos de uma guia profissional que estava a tentar nao se impor nos planos de viagem de um autoctone.
Amigas colegas, sabem o quanto custa nao impor a nossa estrategia quando se fazem projectos de viagem....
E agora estamos j`a em Airlie Beach em frente `as ilhas Whitsundays, designadas como as mais belas de todo recife (`aguas transparentes, areia branca e vegetacao exuberante) e onde vim a descobrir por terceiros que sao realmente as ilhas a visitar.

Visto o mau tempo ter descido para sul, hoje nao pude partir de catamaran para mergulhar, mas amanha l`a estarei `a mesma hora.
Est`a dificil!!!
Ainda bem que nao desisto de levar comigo guias turisticos....livros!
Perseverancia e fe sao os meus pilares nesta viagem, ou afinal, nao tenho genes de navegadora ?

2 comentários:

  1. é isso aí Carlinha!
    Inveja, invejinha, é o que eu sinto.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlota!
    Nós em Porto Seguro visitámos o Recife de Fora, que é o terceiro maior recife do Brasil. Mas a parte que se pode visitar já está um pouco moribunda, grande parte já tem cor castanha, o que significa que já morreu, no entanto, deu para ver algumas variedades de peixes e ouriços do mar!!!
    Espero que tenhas mais sorte aí nas ilhas Whitsundays.
    Bjs

    ResponderEliminar