terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os nossos encantos são no 5o andar

A festa do cinema francês já começou no passado fim de semana e para quem perdeu a apresentação do filme de Karim Dridi que conseguiu juntar o verdadeiro casal Marillon Coutillard et Guillaume Canet....não perderam muito. De facto foi por ter estes dois nomes no casting que fiz questão de ir em vez de ir descansar para casa.

E como as críticas negativas não valem após o filme ter sido comercializado....passemos ao filme que que foi uma óptima surpresa : " Les femmes du 6ème étage" traduzido para português como : " Os encantos do 6o andar", um título mais faccioso.

O casting não poderia ser mais ecléctico e apurado.Todas as personagens encarnam brilhantemente caracteres únicos que lhes dão uma animação e densidade psicológicas tão díspares quanto o universo do comportamento humano pode ser.

"Jean-Louis, é um corrector de bolsa rigoroso e bom pai de família . O típico burguês a chegar á meia-idade e a sentir-se encurralado na Paris dos anos 60. Até descobrir, por intermédio de Maria, a jovem empregada que lhe limpa a casa, as vizinhas do 6o andar".

E aqui abre-se-lhe uma porta para o mundo das sensações que Jean-Louis nunca tinha experimentado com a sua mulher ,estériotipo da mulher vazia , fria , calculista e sem interesses particulares a não ser manter uma fachada de boa mulher e mãe de filhos com quem não passa tempo nenhum. Enfim, descobre a vida aos 45 anos e mais não vou contar, pois não só é um filme que vai passar nas salas como as coisas boas é para irem sendo saboreadas em pequenas doses.

Um filme que me fez sorrir , rir e pensar no meu cher Bélier :-)
 A não perder !

Sem comentários:

Enviar um comentário