segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Existem castas e chão que já deu uvas.....

Hoje quando abri o Diário de Negócios deparei-me com um artigo do Leonel Moura, artista da nossa praça e individuo que tinha com alguma erudição - e para quem seja mais distraído, o Leonel foi quem fez as instalações das oliveiras em bancos de plástico á beira Tejo de que tanto gostei.

Na sua viagem a Bombaim, Leonel estava chocado com a miséria que havia ao seu redor e logo á esquina do famoso hotel onde ficara hospedado : Taj Mahal. 
Insistiu em revelar as estatísticas de quantos dormiam em grupo na rua , sós ao relento e finalmente os que tinham um telhado...16% da população de Bombaim.

A mim , estes relatos já não me chocam por saber que a religião hindu com o seu complicado e hierárquico sistema de castas segregam desde a nascença a população Indiana e por ser uma democracia politica e não religiosa....um factor é subalterno ao outro e não há grande coisa a fazer.

Os Indianos são os próprios a acatarem essa decisão" imposta" pelo divino e como tal sorriem e nunca parecem descontentes, nem quando mendigam.

Pois, é Leonel, a miséria é realmente algo que vem de dentro para fora e que não se deixa por crenças ou por falta de espírito guerreiro.

O medo da morte assombra os ocidentais que por receio do desconhecido preenchem as suas vidas materializando-as...antes que se lhes acabe o tempo.
No Oriente, a serenidade da morte retira qualquer ambição natural pelo materialismo, pois já sabem aquilo que os espera....para bem ou para o mal.

A diferença é que nós temos que escolher entre o céu e o inferno com o perigo de ficar pelo inventado purgatório;
e eles já nasceram com passaporte para uma outra vida que nunca será comprada a suor de trabalho nem de esforço social.

1 comentário:

  1. Compreendo o teu ponto de vista mas parece-me que a questão é um pouco mais complicada.
    Referes o ponto de vista ocidental, como materialista, para aqueles que não são cristãos, porque estes só tëm que escolher entre o céu e o inferno, mas a miséria subsiste sempre quer sejam crentes ou não crentes!!!
    Na Índia é bem evidente, pois quem dorme na rua não são apenas os hindus, há muçulmanos e de outras mais religiões.
    Como muito bem referiste a miséria é algo que vem de dentro, que perante as adversidades e as oportunidades se queda indiferente, por isso nem a religião nem as diferentes opções políticas tiveram sucesso no seu combate.
    Quanto à diferença entre nós e eles, como é óbvio, discordo completamente pelos motivos atrás apontados, mas posso referir que quer nós quer eles já nascemos com passaporte para uma outra vida, ou seja a vida eterna, para os cristãos, a vida continua para além da morte, no céu ou no inferno, para os hindus a vida continua através da reencarnação até atingir o Nirvana, portanto, requer algum esforço o equilíbrio entre o Dharma e o Karma!

    ResponderEliminar